Para fazer a liberação de portas após pagamento por Pix, é necessário utilizar uma fechadura eletroímã, que é um dispositivo de segurança que utiliza um eletroímã para manter a porta fechada. O funcionamento é simples: a fechadura é composta por um eletroímã e uma placa de metal que fica na porta. Quando a corrente elétrica passa pelo eletroímã, ele se magnetiza e atrai a placa de metal, mantendo a porta fechada.
Para abrir a porta, é necessário interromper a corrente elétrica que passa pelo eletroímã. Este controle é feito através do controlador da Pixmaq, que após o pagamento do Pix interrompe a corrente, desbloqueando a porta.
Vale lembrar que, para garantir a eficiência e a segurança da fechadura de eletroímã, é importante que ela seja instalada com um nobreak (bateria de 12v), na qual vai manter a porta fechada mesmo que ocorra falta ou oscilação de energia no local.
Confirma o esquema de ligação:
É possível controlar a liberação de portas com fechadura de eletroímã após o pagamento por Pix usando o controlador da Pixmaq. Inclusive existem diversos tamanhos de fechaduras que podem ser utilizados em lockers ou armários que liberam as portas após o pagamento por Pix.
No sistema da Pixmaq, é importante configurar o tempo que o eletroímã ficará sem energia e no caso aberto, para o cliente abrir a porta, no print abaixo, esta configurado que o controlador deve aguardar 10 segundos antes de energizar novamente:
O funcionamento é simples: o usuário realiza o pagamento por Pix e, após a confirmação do pagamento, o controlador da Pixmaq envia um sinal para a fechadura de eletroímã, liberando o acesso. Isso pode ser aplicado em diversos cenários.
Confira o Vídeo do Funcionamento: