O número máximo de máquinas de autoatendimento que o operado vai conseguir atender, vai variar muito de algumas variáveis como:
- Local da instalação da máquina
- Restrições de acesso a máquina
- Cidade da operação (grande ou pequena)
- Distancia entre as vending machines
- Forma de deslocamento (moto, carro, onibus… )
- Tipo de produto / serviço da máquina de venda automática
- Fluxo de pessoas no local
- Tamanho do cofre
- Capacidade de produtos no estoque da máquina
- Tipo de manutenção preventiva
- Rotina de higienização
- Forma de repasse ( deve ser acompanhada pelo ponto )
- Rotina de reabastecimento
Todos estas variáveis devem ser levadas em consideração para saber quanto tempo é gasto no processo de sangria, reabastecimento, limpeza … assim como o deslocamento até o local.
Muitas vezes o deslocamento leva mais tempo que no local para retirar o dinheiro e reabastecer.
Alguns equipamentos a frequencia é maior, pode ser pelo tipo da máquina ou ao fluxo de pessoas.
Em locais com maior movimento, é necessário visitar o local com maior periodicidade. Depende muita da máquina de autoatendimento e se o ponto que esta instalado se existe alguem que ajude ou avise em caso de algo fora do normal.
Se for para generalizar, para 1 operador pode gerenciar em média 50 máquinas presencialmente, fazendo o reabastecimento, sangria, e todas as manutenções necessárias.
Entretanto se as máquinas são distantes, e o fluxo é maior, este número pode reduzir bastante. Inclusive existem casos de ter 1 operador para até 1 a 5 máquinas em shopping por exemplo.
Agora para um número para se trabalhar com qualidade, atendendo bem todos os pontos qual o número ideal de operadores por máquina de venda automática você recomenda?