O Pix é um meio de pagamento eletrônico que permite a transferência de dinheiro entre contas bancárias em tempo real e de forma segura. Em geral, o Pix é uma opção de pagamento gratuita tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.
No entanto, existem algumas situações em que o Banco Central permit a cobrança da instituição financeira de seus clientes. Ocorreu uma nova atualização em 2023 que permite que os bancos façam a cobrança nas seguintes situações (Todas relacionadas com o Recebimento por Pix):
- Recebimento de mais de 30 transações via Pix por mês, por chave Pix, QR Code estático ou serviço de iniciação de transação de pagamento;
- Recebimento de pagamento por QR Code dinâmico;
- Recebimento de Pix por QR Code estático ou dinâmico de um pagador que seja pessoa jurídica;
- Recebimento de transação em uma conta utilizada exclusivamente para fins comerciais, conforme definido em contrato com a instituição financeira.
O Banco Central autorizou a cobrança, entretanto não significa que todos os bancos vão fazer a cobrança, e também não existe uma tabela de valores para seguirem.
Para quem trabalha com o controlador da Pixmaq, e recebe pagamento por Pix em suas vending machines, observe:
- Para o cliente que faz o pagamento usando o QR Code Pix (estático) na sua máquina de autoatendimento não mudou nada.
- Para receber o valor, poderá ocorrer a cobrança caso sua conta seja exclusivamente para uso comercial, mesmo que esteja em nome de Pessoa Física.
- Se receber mais de 30 pix por mês, será possível ter uma cobrança do seu banco.
Importe observar na instituição financeira que utiliza, qual será o seu posicionamento referente ao limite para receber pix por mês, se existe e qual o valor. Caso identifique a cobrança em sua conta para receber os pagamentos por Pix acima de 30 pix/mês, ou por sua conta ser enquadrada em conta comercial, pode abrir conta uma conta em um banco digital, clique aqui e confira a lista de alguns bancos digitais.