Dependendo do local de onde for instalado o controlador ou que a máquina de autoatendimento esteja instalada, pode sofrer interferencia do sinal wifi, cusando instabilidade de conexão.
Neste post iremos ajudar a identificar as cusas das interferências e tentar reduzir para ter uma comunicação eficiente e melhorar o sinal da rede WiFi.
O WiFi utilizado pelo controlado da Pixmaq utiliza banda de transmissão de 2,4 Ghz, que também é utilizado por muitos dispositivos residências e empresariais, e este é um dos principais motivos de instabilidade.
Alguns dos sinais para você identificar se está ocorrendo interferencia são:
- Conexão WiFi intermitente (oscilando com grande frequencia)
- Queda na intensidade do sinal, mesmo dentro da área de alcande do roteador
- Nâo é possível localizar a rede WiFi no controlador
- Desempenho lento se há mais de um dispositivo utilizando a rede WiFi
- Diminuição de velocidade da conexão com internet
Antes de continuar, importante observar que são 2 variáveis que devemos observar:
1. Qualidade do Sinal: Se o sinal WiFi está bom para estabelecer uma conexão confiável.
2. Qualidade da Conexão de Internet: O sinal pode estar excelemente, mas se a conexão não ter acesso a internet não irá resolver. A Conexão de internet não tem relação com o sinal, no caso se tiver conectado por cabo, e estiver sem internet é a conexão com seu provedor de internet. Neste pos estamos iremos tratar do sinal WiFi, pois a qualidade de conexão vai variar do seu provedor de internet.
Para conferir o sinal que esta chegando no Controlador da Pixmaq, identifique através do seu sistema, qual é a intensidade de sinal neste momento:
- Vermelho = Ruim
- Laranja = Médio
- Verde = Ótimo
Para obter esta informação, faça login com seu login e senha na Pixmaq e acesse: Controladores
Agora vamos observar as oscilações de Conexão WiFi de seu controlador, acesse: Relatórios - Conexão WiFi
Filtre para o controlador desejado, e irá observar um relatório similiar a este:
São 3 status disponíveis: Online, Oscilação e Offline
Importante observar tempo que o equipamento ficou offline, pois pequenas oscilações não vão interferir no funcionamento, entretanto se o controlador ficar Offline e ocorrer um pagamento enquando estiver Offline, a máquina não irá creditar o valor na máquina (se estorno automático estiver ligado ele irá devolver o valor pago ao cliente).
Este relatório de conexão é das últimas 24 horas, e vai ajudar a identificar se o problema é de sinal ou na conexão de internet.
Identificando interferencias
Para identificar os dispositivos no local que o controlador esta instalado e também possui outros dispositivos trabalhando na mesma largura de banda (2.4 GHz), é necessário verificar as especificações de todos os dispositivos eletrônicos. Vamos listar alguns para facilitar a identificação:
- Outros Roteadores/Repetidores WiFi 2.4 Ghz
- Notebook
- Telefones sem fio
- Celular
- Tablets
- Câmeras WiFi
- Serviço direto de satélite
- Determinadas fontes elétrica externas
- Linhas de alimentação
- Tilhos com eletrecidade e estações de energia
- Rádios bidecionais
- Babás eletronicas
- Qualquer equipamento com Bluetooth, pois utiliza a frequencia de 2,4GHz: Smartwatch
Além de outros dispositivos causando interferência na rede, também ocorre uma barreira no sinal WiFi devido as barreiras físicas (paredes, chapas de ferro ou madeira na máquina). Entre o modem roteado com internet até o controlador (dentro da máquina) possui diversas barreiras, que também reduzem o sinal e causam interferência para um bom funcionamento.
Confira os materiais e o grau de interferência no sinal:
Material: Interferência
- Madeira/painéis de madeira: Baixa
- Paredes de gesso: Baixa
- Estuque: Baixa
- Mobiliário: Baixa
- Vidros transparentes: Baixa
- Vidro polarizado: Média
- Pessoas: Média
- Revestimento de cerâmica: Média
- Blocos de concreto: Média/alta
- Tijolos: Média
- Mármore: Média
- Espelhos: Alta
- Metais: Alta
- Água: Alta
Se sua vending machine é feita de chapa metálica, o metal é um dos materias que possui maior bloqueio do sinal WiFi. Se seu controlador está dentro da máquina e o roteador para fora o sinal vai cair pelo fato de ter uma chapa de ferro entre o modem e o controlador.
Rede Elétrica
Uma ourra causa das interferências de sinais pode ser o local que o controlador foi instalado, pois também causa oscilações no sinal:
- Centrais elétricas
- Caixas de fusíveis
- Tubulações elétricas
- Fontes Elétricas
Caso o controlador esteja instalado próximo de locais que possui muitos fios elétricos, isto também causa interferencia no sinal WiFi.
Como reduzir a interferencia na sua rede WiFi?
Para reduzir a interferencia é diminuir a quantidade de dispositivos na área que utilizam a mesma banda (2.4GHz). Como diminuir os dispositivos não é uma opção, já que as máquinas ficam em pontos de grande movimentação, é esperado a rede sofra mais interferencia devido a grande quantidade de aparelhos no local. Neste caso vamos dar algumas sugestões:
Deixar o modem roteador o mais próximo do controlador
Quanto mais próximo o controlador ficar do modem roteador é melhor, o ideal é menos de 5 metros de distancia, e no máximo 10 metros.
Instalar o modem roteador o mais alto possível
O sinal de WiFi ele se propaga por cima, por isto a recomendação é instalar o modem roteador no ponto mais alto do local.
Instalar o controlador em cima da vending machine
Esta sugestão acaba resolvendo 2 problemas, pois o controlador instalado dentro da vending machine, acaba sofrendo uma barreira da chapa metálica ou cabos elétricos proximos. Instalando o controlador em cima da máquina além de não ter a interferencia da própria vending machine, estará no ponto mais alto da máquina.
Alterar o local de instalação dentro da máquina
Caso não seja possível instalar o controlador fora da maquina, pode tentar alterar o local que o controlador foi instalado dentro da máquina, tentando deixar o mais alto e longe de outros dispositivos.
Alterar as configurações do modem roteador para um canal com menos tráfego
Esta é uma opção mais tecnica, que é necessário acessar os configurações do modem roteador que fornece o sinal de internet para alterar o canal que esta operando. É possível mudar o canal para tentar utilizar um que possui menos tráfego.
Virar o controlador de lado
A antena do controlador é interna, e é virada para o lado dos fundos, em alguns casos o fato de virar o controlador de lado, pode melhorar o sinal de WiFi
Instalar Repetidor de Sinal dentro da Máquina
A principal recomendação quando a rede esta oscilando muito e possui muita interferência é instalar um repeditor de sinal dentro da máquina. Como o controlador da Pixmaq não tem antena externa, e por muitas vezes não é possível mexer no modem roteador, e melhor opção é adquiir um repeditor com antena para deixar dentro da máquina.
Recomendamos por possuir antenas e de fácil configuração:
REPETIDOR WIRELESS TP-LINK 300MBPS, TL-WA855RE
O repeditor vai receber o sinal WiFi do modem que chega fraco devido as várias interferências e criar uma nova rede com o sinal forte para o controlador de conectar. Geralmente a recomendação do controlador é instalar ele no meio do caminho (entre o roteador e a vending machine), entretanto so recomendamos desta maneira, se não tiver sinal onde a máquina esta instalada. Caso o sinal seja apenas fraco ou com muita interferência, recomendamos instalar dentro da máquina, pois a própria máquina já produz interferências e bloqueios por causa da estrutura metálica.
Após fazer as alterações consulte no sistema se o sinal do seu controlador melhorou ou se a rede agora está instavel, consultando o Relátorio - Conexão WiFi
Resumidamente:
- Tentar deixar o roteador e o controlador o mais próximo e mais para o alto.
- Evitar barreiras (paredes, chapas metálicas ou madeira… ) entre o roteador e controlador.
- Instalar o controlador o mais longe de cabos elétricos/energia dentro da máquina de autoatendimento.
- Caso não consiga alterar o roteador ou o controlador de local, a solução é instalar um repetidor de sinal dentro da sua máquina de autoatendimento.
A conexão com a internet estável é o segredo de sucesso para um bom funcionamento. Caso sua conexão não seja confiável (tenha muitas oscilações), é necessário identificar se é referente a sinal ou a própria qualidade do provedor de internet.
Por ser um assunto mais tecnico, caso necessite de ajuda, entre em contato conosco.