Caso o cliente efetue o pagamento no momento que a máquina esteja desligada ou sem conexão com internet, como identificar no sistema de gestão da Pixmaq?
Antes de começar, é importante saber sobre Estorno de Pagamento
- Para fazer a devolução do valor pago, pode ser feito de 2 maneiras:
- Automáticamente (quando configurado no sistema o estorno automático se a máquina estive offline)
- Manualmente (necessário acessar o sistema e apertar no botão para fazer o estorno).
- O estorno no sistema da Pixmaq, é possível de ser efetuado antes de ocorrer o repasse para a sua conta. Depois que o repasse é feito não é mais possível estornar o valor usando o sistema.
- O código do comprovante do estorno é o mesmo do código utilizado para compra, ( não é gerado outro código, pois é uma devolução )
- Quando esta ativado o estorno automático no sistema, o tempo para devolução (se o crédito não chegar na máquina) é de até 2 minutos, entretando para aparecer no extrato do cliente pode demorar mais tempo conforme o seu banco.
Para conhecer aprender como consultar pagamentos, e como funciona as 3 etapas de pagamentos na Pixmaq, clique aqui.
Agora para obter todas as informações nos de um pagamento em seu Sistema de Gestão da Pixmaq, acesse o menu lateral: Intermediações Pix - Vendas e depois aperte no botão Detalhes
Janela Detalhes, na qual o crédito não chegou na máquina de autoatendimento:
- Bloco Verde (Etapa do Pagamento), recebe normalmente o valor pago por cliente e registra operação com todas as informações
- Bloco Vermelho (Retorno da Vending Machine), a máquina de autoatendimento não registra o pagamento, neste caso a máquina não foi acinada (e não será mais acionada, pois só ocorre 1 tentativa).
- Bloco Laranja (Repasse do Valor), neste caso o estorno automático estava ativado na conta, e por este motivo a devolução do valor foi feita automáticamente.
*Obserte neste exemplo o cliente pagou 10:19:23 e o estorno do pagamento foi feito 10:21:03 (O estorno automático, se o pagamento não chegar na vending machine é feito em até 2 minutos, entretanto dependendo do banco do cliente pode levar mais tempo para aparecer este valor na conta).
Quando o cliente não tem o estorno automático ligado e a máquina não recebe o crédito?
O bloco 1 e 2 vão ficar identicos, pois o pagamento vai ser recebido, e a máquina não sera acionada.
O que vai mudar será a etapa do repasse, que no caso vai ficar Pendente:
Assim que apertar no botão o Estorno para a conta do cliente é feita imediatamente (entretanto dependendo do Banco pode demorar mais tempo para aparecer no extrato do cliente)
Estorno Automático quando máquina estiver Offline:
É possível ativar esta opção em menu superior: Configurações
Sobre o Estorno Automátic - Equipamento Offline
O estorno automático, ele só vai devolver o valor pago automáticamente quando obtem certeza que o valor não foi credito na máquina machine (etapa 2 não foi realizada), inclusive o sistema prioriza não fazer a devolução do valor automáticamente por segurança.
Por segurança valores mais altos que a média do valor pago seu equipamento não é devolvido automáticamente. Assim como outros casos no qual o sistema sempre vai priorizar em não fazer o estorno automático (nestes caso pode fazer o estorno manual).
Observe que possui um alerta em amarelo, não é recomendado utilizar em conexões com muitas oscilações, pois pode ocorrer o crédito na vending machine e o estorno pago ao cliente.
Quando o cliente entra em contato falando que pagou e máquina não foi acionada?
Recomendamos informar o link: https://pixmaq.com.br/comprovante_pix, no qual quem fez o pagamento, consegue fazer a consulta detalhada sobre a compra na máquina utilizando o código de comprovante do seu extrato bancário.
Ao acessar o link:https://pixmaq.com.br/comprovante_pix
Qualquer pessoa que possua o código de comprovante pode buscar informações sobre a compra, e ao apertar em detalhes pe possível obter as informações desejadas.
Para saber mais sobre as consultas por Pix em relação ao cliente, clique aqui.