Cliente: "Paguei o Pix e não creditou o valor na máquina."

Se em algum momento seu cliente entrar em contato que efetuou o pagamento e a máquina não credito, esta no lugar certo para tirar suas dúvidas.

Comprovante de Pagamento
É importante saber que a transação Pix, possui um código de comprovante, e que fica disponível no extrato bancário referente ao pagamento efetuado. Este código de comprovante é único, e nunca é utilizado o mesmo comprovante para outra transação, desta maneira conseguimos fazer o rastreamento do pagamento.

Exemplo de Comprovante:

O que fazer com o comprovante?
Assim que o cliente entrar em contato, é necessário que o cliente informe o código do comprovante para conseguir localizar o pagamento, a maneira mais simples para se fazer isto é através do link:
https://pixmaq.com.br/comprovante_pix
Inclusive se desejar, pode informar o link ao cliente para o mesmo fazer a consulta.

Através do comprovante é necessário fazer uma consulta no sistema da Pixmaq, para obter mais informações.

Assim que informar o código de comprovante, irá abrir uma janela com todas as informações referente a compra, confira os 2 modelos possíveis:

Modelo A
Compra realizada com sucesso e valor pago credito na máquina com sucesso:

Modelo B
Compra efetuado, mas valor não creditado na máquina (Pagamento estornado)

Importante observar que os comprovante das Pixmaq possuem 3 etapas:
1.Pagamento
Quando o cliente efetua a compra, escaneando o QR Code Pix, é registrado no sistema, indepentende se a máquina foi acionada ou não. Esta informação é salva no sistema toda vez que alguem paga o Qr Code Pix da Pixmaq.

2.Acionamento do Equipamento
Logo após o controlador recebeu a informação, converter o valor pago para a máquina o controlador retorna com este horário e data informado no comprovante.

3.Repasse a Empresa
Assim que a empresa atingir o saldo mínimo para repasse, o valor é transferido no final do dia. Ou se ocorreu algum problema no pagando e o estorno estiver ligado o valor é devolvido para o cliente.

Agora vamos analizar o Modelo A, que a compra foi realizada com sucesso, observe que tem a data do pagamento (1) e logo após alguns segundos ocorrer o retorno do controlador (2). Este retorno do controlador é só apenas o credito efetuado na vending machine. O controlador não retorna com a informação de que foi credito na máquina se no caso isto não ocorrer. Se o cliente falar que o valor não entrou na máquina pode ser apenas 2 casos:
1. Fio do controlador com mau contato: Pois o valor chegou no controlador mas não chegou na vending machine, isto pode ser cabo. (Para testar, envie um credito remoto, caso o valor entrar, não é fio)
2. Tentativa de golpe: Infelizmente existem diversos casos de golpes do Pix, e por este motivos vamos travar um post só sobre este assunto. Para ler mais sobre os Golpes de Pix nas vending machine

Ainda sobre o link do comprovante de compra na Pixmaq é possível visualizar a etapa 3 (repasse do valor), caso o valor não foi repassado para sua chave pix (isto ocorrer no final do dia), pode fazer o estorno para o cliente manualmente (se for o caso).

E a última informação são os dados da empresa (proprietária da máquina), esta informação dos proprietários por padrão é informado os dados cadastrados na Pixmaq, mas caso tenha interesse em editar, acesse: https://pixmaq.com.br/admin/configuracoes

E altere com o seu canal de atendimento para as vending machines:
image

A Pixmaq é uma empresa de intermediação de pagamento por Pix, e deixa as informações das intermediações feitas nas máquinas de maneira transparente e acessível aos interessados, sempre seguindo a Lei de LGPD.

Caso ainda ocorra dúvidas sobre pagamentos ou comprovantes por Pix, deixe eu comentário abaixo ou entre em contato conosco através do site: https://pixmaq.com.br/contato

Para saber como consultar pagamentos no Sistema de Gestão da Pixmaq para Vending Machine, clique aqui